Arte com resíduos nas Oficinas de Ciência … e muita ciência em ação!

10-06-2012 17:43

 

No dia 8 de junho, as Oficinas de Ciência associaram-se à comemoração do Dia da Comunidade/Dia Eco-Escola com diversas atividades interativas.

A afluência de alunos foi grande e o interesse revelado foi bastante, como o demonstra a avaliação da atividade que alguns dos visitantes da exposição deixaram por escrito.

Na sala de Ciências Físico-Químicas, os alunos mais novos ficaram com uma ideia do que se pode aprender nesta área disciplinar e fazer neste campo da ciência. Houve até quem perguntasse, com admiração: “Como é que há quem diga que não gosta de Físico-Química?” De facto, depois daquela pequena amostra… parece impossível! Desde montagem de circuitos elétricos, a experiências com ímanes, nuvens instantâneas e vulcões, foram diversas as atividades que despertaram o interesse dos alunos. O tempo foi pouco para experimentar tudo e para receber todos os que queriam entrar e faziam fila à porta. O tempo foi pouco para dar todas as explicações sobre os fenómenos físicos e químicos a que assistiram e explicar como alguns facilmente podem fazer e mostrar à família… como levar a ciência para casa.

E neste dia dedicado ao ambiente, num espaço onde a cor e a gestão sustentável de recursos integram os conteúdos estudados, a arte e a ciência misturaram-se … Com a força da gravidade a ajudar à colagem, ao longo do dia, os alunos foram completando um painel feito de tampinhas, comemorando o Dia Mundial dos Oceanos, também celebrado a 8 de junho.

Como em edições anteriores, a Oficina de Ciência veio demonstrar que a magia da Ciência pode encantar e que atividades destas se devem repetir e desenvolver. Prova disso foi a pergunta várias vezes repetida ao saírem (com alguma relutância...): “Para o ano vai haver outra vez? “

Esperamos que sim!