EBVM - Uma Eco-Escola

 

 

A Escola de Vale de Milhaços é uma das Eco-Escolas do Concelho do Seixal, no distrito de Setúbal. É uma escola com quase 1000 alunos, dos 2º e 3º ciclos e mais de 100 professores, que se empenha na Educação Ambiental.

A escola inscreveu-se pela primeira vez no Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2008/2009 e desde então tem conquistado o Galardão Bandeira Verde, atribuído no ano lectivo 2010/2011 pela terceira vez consecutiva.

Foi-lhe ainda atribuído o "International Eco-Schols Award Certificate”, como reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido ao longo destes três anos.

Este ano a escola voltou a inscrever-se no Programa Eco-Escolar e recandidata-se ao Galardão.

Esta é a nossa escola... uma escola cheia de projectos!

Por uma Escola melhor... Por um Mundo melhor!

 

Dia Eco-Escola

8 de junho

 

Um breve resumo ... 

 

 

No dia 8 de junho festeja-se o Dia do Eco-Escola e será feita a abertura oficial da comemoração dos 25 anos da nossa escola.

Com o objetivo de fazer história nestes 25 anos de existência, a escola tem preparadas várias atividades, entre elas:

-  Mega Coreografia, pelas 10h30, no campo de jogos relvado, para a qual estão convocados todos os alunos que devem vir vestidos com uma blusa/t'shirt verde ou como alternativa branca e calça/calção ou saia de ganga.

    Contamos contigo pois...

" Fazes parte da nossa Escola,

  Participa na nossa vida

  Fica na nossa História"

-  Campanha de reciclagem: traga algo para reciclar (lâmpadas, material eletrónico ou eletrodomésticos, garrafões com tampinhas de plástico ou com rolhas de cortiça, ...) e receberá em troca uma lâmpada economizadora.

- Dia sem Carros: desloque-se a pé, de bicicleta ou (pelo menos) partilhe o transporte privado.

- e outras (ver calendarização)

A escola conta com a vossa participação e faz também um convite aos pais que queiram estar presentes.

TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DEVE VESTIR DE VERDE

 

Atividades Previstas

Hora

Atividade

Local

Coordenador(es)

Dinamizadores/ Intervenientes

Destinatários

9h-9h15

Apresentação ao professor responsável

 Resposta a inquérito sobre o Projeto Eco-Escola

Sala

(indicada na tabela em anexo)

Professor responsável

(indicado na tabela em anexo)

Turmas do turno da manhã

 

9h-10h

Receção das equipas do rali e ensaios na pista

Exterior

No campo de basquete, junto ao relvado

Ricardo Maurício e Ana Martins

AME Seixal

5ºG + equipas participantes

13 – PIEF

3 – EB1 Qta S Marta (1º ciclo)

8 – EB1 Qta S Nicolau (1º ciclo)

15 – EBVM (2º e 3º ciclos)

Comunidade educativa

9h-9h30

Campanha de troca/recolha de resíduos

Exterior

Junto ao Pavilhão A

Ricardo Maurício

Dois grupos de três alunos

Comunidade educativa

9h00

Abertura Oficial das Comemorações do 25º aniversário da Escola Básica Vale de Milhaços

Palco

Comissão de Honra

 

Comunidade educativa

9h00

Entrega de diplomas aos Assistentes Operacionais que frequentaram a ação de formação sobre “Primeiros Socorros”

Palco

APEE

 

Comunidade educativa

9h30-10h

Dramatização

Cinderela, a amiga do ambiente

Palco

Vanda Barreiras e Fátima Valente

8º B

Comunidade educativa

9h30-10h

Rádio amigo do ambiente

 

Guilhermina Branco

5ºH + 6ºH

Comunidade educativa

10h-11h

“Mexa-se… pela sua saúde.”

Aula de zumba

Coreografia de grupo

Campo

Ana Santos

profª convidada

Prof’s de EF e…

TODA A ESCOLA!

Comunidade educativa

11h-12h

Canções sobre o ambiente

Palco

Guilhermina Branco

5º H + 9º D

Comunidade educativa

11h- 12h30

Gincana da Biodiversidade

Todo o exterior

Partida: em frente aos OA

Chegada: Telheiro junto ao Dragão

Regina Marques

Helena Silva

 

Elvira Lourenço

Alunos de 5º ano (3 alunos por turma)

Comunidade educativa

Após canções

Distribuição de um boletim sobre o ambiente

 

Guilhermina Branco

5º H

Comunidade educativa

11h- 13h30

Rali Solar

Campo de basquete

Ricardo Maurício e Ana Martins

AME Seixal

Equipas participantes (mais de 30) e 5º G

Comunidade educativa

11h-13h

Jogo da reciclagem

Exterior

Partida: junto à entrada da escola

Isabel Martins, Lara Santos, Pedro Carrola, Diogo Rosa e Ruben Inocêncio (alunos)

9º B

Comunidade educativa

13h30-13h45

Apresentação ao professor responsável

 Resposta a inquérito sobre o Projeto Eco-Escola

Sala

(indicada na tabela em anexo)

Professor responsável

(indicado na tabela em anexo)

Turmas do turno da tarde

 

13h-14h

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas

Entrada da escola

Diretor e Helena Lança

Direção e Conselho Eco-Escola

Comunidade educativa e convidados

14h30-15h05

Dramatização

Sala C12

(ginásio)

Vanda Barreiras

7.ºC

Convidados

13h30-15h

Atividades na Horta (venda de frutos, plantação de árvore e visitas à Horta)

Horta

Lucinda Taveira, Rosa Henriques

Rodrigo Paulo (aluno)

Alunos e professores interessados

Comunidade educativa

14h-14h30

Campanha de troca/recolha de resíduos

Exterior

Junto ao Pavilhão A

Ricardo Maurício

Dois grupos de três alunos

Comunidade educativa

14h30 – 15h30

Final Rali Solar e entrega de Prémios

Campo

de basquete

Ricardo Maurício e Ana Martins

AME Seixal

Equipas e 5ºG e a restante comunidade educativa a apoiar os finalistas

TODOS NA FINAL

Comunidade educativa

15h –

16h 30

 

Final do torneio Inter-Turmas de voleibol (2ºciclo 15h e às 15h 45 3ºciclo)

Campo Relvado

Angélica Silveira

· 2 Equipas de 2º ciclo (8 a 16 alunos- jogadores e suplentes)

· 2 Equipas de 3º ciclo (8 a 16 alunos- jogadores e suplentes)

Restantes alunos das turmas assistem bem como a restante comunidade escolar.

Comunidade educativa

15h30-16h

Rádio amigo do ambiente

 

Guilhermina

Branco

5ºH + 6ºH

Comunidade educativa

15h30 -17h

Jogo da glória humano

Traseiras do pavilhão B

Elsa Cerqueira e 7ºC

Turmas de 6º e 7º ( 2 alunos por turma)

Comunidade educativa

16h45-17h45

Caneladas futebol clube

Campo

Salomé Janes e Ana Santos

Equipas

 E todos os outros a apoiar

Comunidade educativa

Depois das 17 horas

Espetáculo musical de comemoração dos 25 anos da escola

Palco

Helena Costa

e

Vanda Barreiras

7.ºB

Comunidade educativa

Durante a manhã

Olimpíadas Matemática e Ciências e Cálculo Mental

BE/CRE

Pavilhão E

(E1, E3, E5, E7)

DMCE

Valentina Pereira

2 ou 3 alunos por turma

(incluindo 4º ano)

 

Durante o dia

Oficinas de Matemática e Ciências

Ludoteca

C9, E9, E10, E13 e E15

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

3 turmas/30 min

Comunidade educativa

Durante o dia

Arte com resíduos

Pavilhão E

Rosa Henriques e Helena Lança

 

Comunidade educativa

Durante a tarde

Sensibilização à recolha e reciclagem de resíduos

Exterior

Sandra Nascimento

6ºN

Comunidade educativa

Intervalo Rali

Entrega de prémios tampinhas

Exterior

Ricardo Maurício e Helena Lança

 

Comunidade educativa

Intervalo Rali

Entrega de prémios Campanha Escola Limpa IV

Exterior

Angélica Silveira

 

Comunidade educativa

Intervalo Rali

Entrega de prémios V Olimpíadas da Leitura

Exterior

Valentina Pereira

 

Comunidade educativa

Intervalo Rali

Entrega do prémio “Desafio da Semana” de CFQ

Exterior

Helena Lança

 

Comunidade educativa

Durante o dia

Exposição de peças feitas pelos alunos e EE com materiais reciclados-5º H

Pavilhão A

BE/CRE

Guilhermina Branco

5ºH

Comunidade educativa

Durante o dia

Exposição “Água – essencial à vida”

Pavilhão C ou E

Glória Martins

Helena Lança

 

Comunidade educativa

Durante o dia

Exposição de Maquetas sobre energias – 7º e 9º anos

Pavilhão

E

Elsa

Isabel Martins

Turmas de 7º e 9º anos

Comunidade educativa

Durante o dia

Exposição de trabalhos

/PPT’s dos alunos sobre o ambiente – 8º ano

Pavilhão E

Ecrã BE/CRE

Helena Lança

Edite Barbosa

Turmas de 8º ano

Comunidade educativa

Durante o dia

Exposição de chapéus de material reciclado

Pavilhão C

Helena Silva

 

Comunidade educativa

Durante o dia

Exposição sobre Desportos Radicais

Exterior

Parte interior da rede, junto à entrada da escola

Ricardo Maurício

 

Comunidade educativa

Durante o dia

Labirinto da Escrita

Átrio

Pavilhão A

Maria José Cruz

 

Comunidade educativa

19h00

Convívio

Refeitório

Caneladas Futebol Clube

Professores

Comunidade educativa

 

Eco - Código 2011-2012... em construção!

Foram várias as turmas que se envolveram na criação do novo Eco-Código, aproveitando as aulas de Formação Cívica para refletir sobre os problemas ambientais e sobre o que cada um de nós pode fazer pelo ambiente, através de pequenas ações do dia a dia.

Cada turma escreveu e selecionou diversas frases com mensagens importantes para um eco-código.

Foram muitas frases.. muitas mensagens valiosas...a dificuldade é escolher!

As frases que se seguem são já o resultado de uma seleção. Entre elas serão escolhidas, brevemente, as frases que irão constituir os mandamentos do Eco-Código 2011-2012 da nossa escola.   

 

 

5.º ANO

A

 

-A água não devemos estragar, para que nunca nos vá faltar!

-Se observares uma torneira a pingar, corre para a fechar.

-Quem possui sabedoria, sabe poupar energia.

-Para a energia não acabar, lâmpadas de baixo consumo deves utilizar.

-A tua vida será divertida, se preservares outras formas de vida.

B

 

 

-Se água queres ter, preserva a natureza para sobreviver.

-No azul papel e cartão, no verde o vidro, as embalagens são no amarelo e assim o mundo fica mais belo.

-Se o mar queres preservar, resíduos lá não deves deitar.

-Se no mar queres nadar, tens de parar de o sujar.

-A floresta é tua amiga, dá-te oxigénio para respirar, por isso tem cuidado para com ela não acabar.

C

 

-Não devemos desperdiçar luz elétrica. Assim, devemos abrir os estores e usar a luz natural e a luz elétrica só deve ser ligada a partir 16:30 ou das 17 horas e até ao final das aulas.

-Sempre que termina uma aula, nos intervalos, as luzes das salas devem ficar sempre desligadas e os computadores também.

-Para desperdiçar menos água das torneiras da casa de banho, deve haver maior controle no fluxo da água, porque depois de lavarmos as mãos, a água continua a correr bastante tempo e não há necessidade de tanto desperdício. Por isso, as torneiras deviam parar 10 ou 15 segundos depois, no máximo.

-Caso seja possível, deveríamos aproveitar os restos de alimentos (tais como cascas de frutas e de legumes) do refeitório para criar um sistema de compostagem. A compostagem serviria para colocar na horta da escola e os alimentos produzidos na horta seriam utilizados no refeitório, poupando recursos.

-Os alunos devem ser sensibilizados mais vezes para a necessidade de colocarem o lixo nos recipientes existentes para o efeito e separarem as embalagens. A mesma separação deve ser feita nos bares da escola e no refeitório.

D

 

-Se os animais e as plantas queres ver, o ambiente vais proteger.

-Para o mundo não acabar, água não podemos gastar!

-Se a escola queres ajudar, lixo para o chão não vás deitar.

-Se você quer respirar, as florestas não deve queimar.

-Se à praia queres ir, o mar não deves poluir.

E

 

-Para a energia poupar, painéis solares temos de comprar.

-Para vermos os pássaros voar, não podemos poluir o ar.

-Da floresta vamos cuidar e as fogueiras evitar.

-Se o peixe queremos comer, o mar temos de defender.

-Para a poluição evitar, a pé e de bicicleta deves andar.

G

 

-Papel no papelão, vidro no vidrão e plástico no "plasticão", sem reciclar é que não!

-Reduzir, Reciclar e Reutilzar é o que está a dar!

-Juntos conseguimos cuidar da nossa Escola, da nossa terra, do nosso  Planeta!

-Quem mais reciclar, mais ajuda a preservar!

-Devemos reciclar para ter um mundo melhor!

H

 

-Quando o banho quiser tomar, pelo duche tem de optar.

-Se a energia quer poupar, as luzes deve apagar.

-Se no recreio quer brincar, então não o pode sujar.

-O lixo deve separar e o eco ponto utilizar.

-Reduzir, reciclar e reutilizar é o lema que devemos usar.

N

 

-Ajudar o mundo é o nosso dever, não poluir o mar é deixá-lo viver.

-Se o fumo não queres cheirar, de transportes públicos deves andar.

-Se no mar queres mergulhar, o lixo não lhe deves atirar.

-Se energia queres poupar, lâmpadas económicas é o que está a dar.

-Não devemos poluir a Terra, temos que a proteger para ver se a vida não encerra.

 

6.º ANO

A

 

-Se bem queres viver, a reciclar tens de aprender.

-Se queres salvar o ambiente, recicla o lixo e dás-lhe um presente.

-Se sem energia não queres ficar, não ligues a luz sem precisares.

-Reduzir, reciclar e reutilizar, torna-te exemplar e é o que está a dar.

-Para o planeta preservar, a água tens de poupar.

C

 

-Se o planeta queremos salvar, o lixo temos de reciclar, para mais tarde reutilizar.

-Se a água queres beber, tens de a poupar como deve ser.

-Se a energia queres poupar, a luz deves desligar.

-Para energia poupar, painéis solares deves instalar.

-Para a água poupar, a torneira deves fechar, enquanto te estás a ensaboar.

F

 

 

-Para a água não acabar, a torneira tens de fechar.

Se a brilhar o planeta quer ver, a brilhar vai ter de o meter.

Se no mundo quer permanecer, ao planeta tem de obedecer.

Se a energia quer poupar, menos luz em casa deve ligar.

Para o planeta não sujar, o lixo terá de evitar.

G

 

 

-A energia gasta-se,

Temos de a defender.

Assim, o ambiente agradece,

E nós podemos brincar a valer!

-Para a energia poupar,

É preciso ajudar!

Apagar as luzes,

Para o planeta ajudar!

-Para a água poupar,

A torneira tens de fechar,

É fechar, para aproveitar!

-Se a água queres poupar

A torneira deves fechar.

Então vamos a mensagem passar,

Para a água não se gastar!

-Quando estiveres a lanchar,

Não te esqueças de para o lixo deitar

Os resíduos que estás a criar!

K

 

 

-Água poluída é vida suja!

-As árvores são os pulmões da nossa vida.

-A água é o nosso espelho, se a sujares deixas de te ver.

-Se a floresta queres salvar, o lixo tens de apanhar.

-A energia que ilumina a nossa casa tem de ser poupada, se a quiseres ter.

M

 

 

-Se a eletricidade queres poupar, toca a desligar!

-A Natureza não vamos maçar, começa a reciclar.

-Se a água queres continuar a usar, não desperdices, torneiras deves fechar!

-Para o peixe não se extinguir, as águas devem parar de poluir.

-Se a camada de ozono queres ajudar, deixa de poluir o ar.

N

 

 

-Para não acabar com a energia, temos de aproveitar a luz do dia.

-Poupa a água para viver, se um futuro melhor queres ter.

-A água poupada é uma vida realizada.

-Se com os resíduos não queres viver, reciclar é o que tens a fazer.

-Se queres ir à praia e lixo não ter, não deites lixo no chão, isto resulta, vais ver.

-Aos resíduos eu digo não, por isso não os deito para o chão.

 

7.º ANO

A

 

-A energia é o que a EDP cria.

-Resíduos são lixo !

  Na floresta não devem morar.

  E por isso,

  Devem-nos reciclar.

-Se a água queres poupar, o Eco-escolas vais ter de ajudar!

-Energias renováveis são a melhor solução!

-A água é um bem essencial para a nossa vida!

B

 

 -Uma floresta incendiada é igual a um universo sem nada.

-A caçada correu bem? Devias pensar nos animais também.

-Se poluição sonora vais fazer, uma vida com stress vais ter.

-Para o espaço exterior preservar, o lixo no chão não deves depositar.

-De transportes deves andar, se o mundo queres ajudar.

C

 

-Se o custo energético queres  reduzir, o uso de eletrodomésticos deves diminuir.

-Para os animais ajudar, não os deves abandonar.

-Se surdo não queres ficar, o volume da música deves baixar.

-Diz não aos pesticidas, para salvar muitas vidas.

-Quando te quiseres deslocar, de bicicleta deves andar.

 

8.º ANO

A

 

-Coloca tu próprio um sorriso no nosso planeta. Recicla!

-Quando os dentes fores lavar, a torneira tens de fechar!

-Para o papel renovar, o melhor é reciclar!

-Para a energia poupar, a luz temos de apagar!

-Se a energia do sol queres captar, um painel solar tens de utilizar!

B

 

-Se água pura quer ter, desde a nascente a deve proteger.

-Plante árvores, plante vida.

-É melhor ouvires o mp3 em volume três, do que ficares surdo de vez.

-O mar não deve poluir, se para o ambiente quer contribuir.

-Para o efeito de estufa não piorar, a emissão de gases deves parar.

 

 

Dia da Terra

 

22 de abril

 

 

O mote das comemorações de 2012 desta data, criada em 1970 por um senador norte-americano e que se considera ter estado na origem do movimento ambientalista, é “Mobilizar a Terra” e tem como objetivo conseguir que todos, desde os indivíduos às organizações, passando pelos governos atuem para garantir um futuro sustentável.

 Saber mais em: https://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Domingo-e-o-Dia-da-Terra

https://www.youtube.com/watch?v=dK_EJqat1sc&feature=related

 

Um mundo que vale a pena salvar!

 

As melhores imagens da Terra pelo olho da NASA

 

Uma ideia a considerar...

 

Dia da Árvore - 21 de Março

 

Dia da Árvore

21 de Março

Poema da Árvore

 

As árvores crescem sós. E a sós florescem.

 

Começam por ser nada. Pouco a pouco

se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.

 

Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,

e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.

 

Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,

e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,

e os frutos dão sementes,

e as sementes preparam novas árvores.

 

E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.

Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.

Sós.

De dia e de noite.

Sempre sós.

 

Os animais são outra coisa.

Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,

fazem amor e ódio, e vão à vida

como se nada fosse.

 

As árvores não.

Solitárias, as árvores,

exauram terra e sol silenciosamente.

Não pensam, não suspiram, não se queixam.

 

Estendem os braços como se implorassem;

com o vento soltam ais como se suspirassem;

e gemem, mas a queixa não é sua.

 

Sós, sempre sós.

Nas planícies, nos montes, nas florestas,

a crescer e a florir sem consciência.

 

Virtude vegetal viver a sós

e entretanto dar flores.


António Gedeão

 

 

Dia Mundial da Água

22 de Março

 

Visite a exposição no Pavilhão A