DÉCADA DA BIODIVERSIDADE

31-05-2012 23:46

PROTEGER O NOSSO PATRIMÓNIO NATURAL 

As Nações Unidas definiram a década de 2011-2020, como a Década da Biodiversidade, procurando trazer assim maior atenção mundial para um dos problemas mais relevantes para o futuro do Planeta: a perda contínua e irreparável da biodiversidade na Terra.

Segundo dados da ONU, há atualmente quase 48 000 espécies ameaçadas em todo o Planeta, estando 17 000 destas em perigo de extinção. Ou seja, 21% dos mamíferos, 30% dos anfíbios, 12% das aves, 28% dos répteis, 37% dos peixes de água doce e 70% das plantas que conhecemos estão em risco de desaparecerem.

No arranque desta Década, o secretário – geral da ONU, Ban Ki-moon, referiu que “a taxa mundial de perda dessa diversidade não tem comparação na história e que muitos ecossistemas estão a ponto de ultrapassar limites para além dos quais não poderão recuperar”.

 

O QUE É A BIODIVERSIDADE?

A biodiversidade é a diversidade de vida na Terra.

É o conjunto de todos os seres vivos, animais, plantas e seres microscópicos, e as suas interações nos ecossistemas e habitats onde vivem.

O conceito de biodiversidade inclui também a diversidade dentro de cada espécie.

No nosso planeta existem milhões de espécies que vivem em habitats tão diferentes como o solo de uma floresta, as rochas de uma praia, o fundo dos oceanos ou até o buraco de uma árvore.

Os ecossistemas só se podem manter com as espécies que aí vivem e, todas as espécies, inclusive o Homem, dependem desses ecossistemas para sobreviver.

 

In Almada Boletim, Câmara Municipal de Almada, nº 79 (adaptado)

SESSÕES DE ESCLARECIMENTO

Os alunos da turma 5º E dinamizaram três sessões de sensibilização sobre “Biodiversidade”, para as turmas 5ºA, 5ºB e 5ºG.

A Margarida, a Rita, o Carlos, o Gonçalo Quadros, o Rodrigo e o Tiago Leitão partilharam alguns dos seus conhecimentos sobre os perigos que ameaçam a biodiversidade e as medidas que devem ser tomadas para evitar a continuação da extinção dos animais e das plantas.

Os alunos participaram de forma muito satisfatória, respondendo e colocando questões sobre os assuntos abordados.